Amigos para a Vida - Andrew Norriss

Título: Amigos para a Vida
Título original: Jessica's Ghost
Autor: Andrew Norriss
Editora: Valentina
Ano: 2018
Páginas: 208
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura. Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado. Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio. Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu. Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.



Sobre o livro

Francis está sozinho no banco do colégio, pensando na vida, quando uma menina senta ao seu lado. Como está fazendo muito frio, ele não compreende como ela está de vestido de alça, e por isso oferece a ela um pouco de seu chá quente. A garota fica surpresa com o fato de ele conseguir vê-la e falar com ela, pois Jéssica é uma fantasma. Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde a sua morte.

Na hora, eles se identificam e viram amigos. Francis não tem amigos e sofre bullying no colégio por ser considerado diferente. O que ele mais gosta de fazer quando está em casa é ir para seu quarto e costurar roupas para suas bonecas. Ele adora estudar moda. Isso é motivo para muito zoação no colégio. Mas ao lado de Jéssica as coisas vão mudar, e a amizade deles mudará outras vidas.


Minha opinião

Quando eu vi esta capa e li a sinopse, eu soube na hora que esse livro era para mim. Eu adoro livros com uma pegada mais infanto, mas que tratam de assuntos sérios. Eu gostei muito mais do que imaginava, foi uma leitura que me tocou muito pela sensibilidade com que o autor desenvolveu o tema central.

Eu preciso começar dizendo para vocês que tanto Jéssica quanto Francis são personagens incríveis, fofos e queridos. Francis é o típico menino que sofre bullying calado, ele tem seus problemas no colégio, atura as piadinhas, mas tudo isso sem mostrar a sua dor. Jessica é uma fantasminha muito queridinha, ela é alegre e fofa, mas está perdida sobre a verdade por trás de sua morte. Ela não sabe como morreu e só se lembra do hospital no qual “acordou” morta, ela sempre volta para lá todos os dias à noite na esperança de lembrar de algo e obter respostas sobre o que aconteceu antes de morrer.

Todo mundo deveria saber como morreu.

Conforme a amizade deles aumenta, o destino faz a sua parte e mais dois adolescentes enxergam a fantasma. Assim Jéssica, Francis, Andi e Roland vão juntos investigar o que eles têm em comum, além de tentar descobrir como a amiga morreu. Enquanto isso a amizade entre eles vai crescendo, e assim as diferenças vão ficando de lado. Eu gostei muito da construção dos personagens, eles crescem durante o livro e aprendem muito um com os outros. Isso encheu meu coração de felicidade.


Quando eu peguei o livro para ler, eu não tinha lido nenhuma resenha e por isso não sabia sobre o que era o tópico central. Eu queria muito que fosse assim para todo mundo, contudo há muitas resenhas que falam sobre a problemática da história. Não que eu veja isso como um problema, mas foi para mim muito tocante e bonito ver os amigos descobrirem juntos o que fazia com que eles fossem os únicos a verem a Jéssica. Andrew Norriss não teve presa em abordar o assunto, tratando-o de forma delicada e responsável.

Amigos Para a Vida ganhou meu coração pelo modo simples e sensível de abordar o bullying e as consequências dele na vida dos jovens, que muitas vezes pode ser fatal. Para quem gosta de livros que o poder da amizade é transformador e divertido vai adorar esse livro.



4 comentários

  1. Que fofinho rss
    Eu imagino que o fato do personagem conseguir ver um fantasma é por envolver o espiritismo.
    Achei fofa a resenha do livro que dá até vontade de ler também!

    ResponderExcluir
  2. Lê,
    Eu já havia lido uma resenha do livro, e o que me ganhou nele foi como o enredo é original.
    Gostei bastante da autora Ger trabalhado o bullying, mas principalmente a amizade e em como essa é essencial em nossas vidas!
    Sobre a temática principal, não sei qual é, fiquei ainda mais curiosa!!
    Ao olhar para a capa eu não imagina uma história tão complexa, gostei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Primeiro queria dizer que acho que o título nacional trouxe algo cativante a história. A capa está uma graça e apenas por ela, pelo título e pela sinopse eu fiquei interessada. Então, imagina lendo sua resenha? Gosto demais de livros infanto-juvenis também. O livro parece tratar de temas importantes como bullying, diferenças, desafios e amizade. Adoro quando os personagens cativam a gente, sem dúvidas torna a leitura muito mais especial e ver um aprendendo com o outro é motivo de encher o coração mesmo. Aquela empatia, todo o sentimento
    que ocorre, é algo lindo de se ler. Quero muito ler, sem dúvidas está nos meus desejados e eu espero gostar tanto quanto você!

    ResponderExcluir
  4. O livro traz uma bela história!! Acho que é válido para todas as idades lerem, pois podemos tirar coisas muito positivas, como a superação. Não devemos deixar de fazer o que gostamos por causa dos outros, se sentir diferente é bom, só temos que tirar um bom proveito disso!!

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!