O Dueto Sombrio - Victoria Schwab

Título: O Dueto Sombrio
Título original: Our dark duett
Série: Monstros da Violência #2
Autora: Victoria Schwab
Tradução: Guilherme Miranda
Editora: Seguinte
Ano: 2018
Páginas: 448
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Na sequência final de A Melodia Feroz, Kate Harker precisa voltar para Veracidade e se unir ao sunai August Flynn para enfrentar um ser que se alimenta do caos. Kate Harker não tem medo do escuro. Ela é uma caçadora de monstros — e muito boa nisso. August Flynn é um monstro que tinha medo de nunca se tornar humano, mas agora sabe que não pode escapar do seu destino. Como um sunai, ele tem uma missão — e vai cumprir seu papel, não importam as consequências. Quase seis meses depois de Kate e August se conhecerem, a guerra entre monstros e humanos continua — e os monstros estão ganhando. Em Veracidade, August transformou-se no líder que nunca quis ser; em Prosperidade, Kate se tornou uma assassina de monstros implacável. Quando uma nova criatura surge — uma que força suas vítimas a cometer atos violentos —, Kate precisa voltar para sua antiga casa, e lá encontra um cenário pior do que esperava. Agora, ela vai ter de encarar um monstro que acreditava estar morto, um garoto que costumava conhecer muito bem, e o demônio que vive dentro de si mesma.

O Dueto Sombrio é o segundo volume da duologia Monstros da Violência. O primeiro volume, A Melodia Feroz, foi publicado ano passado.

Sobre o livro

Depois dos últimos acontecimentos, Kate foi embora de Veracidade. Morando há seis meses em Prosperidade, a cidade na qual acredita-se não existir monstros, ela descobriu exatamente o oposto disso. Aliada a um grupo, Kate virou uma caçadora desses monstros, e assim todas as noites ela mata os piores seres que a violência pode formar.

Em Veracidade, August também caça, no comando de uma equipe da FTF, ele faz parte da triagem que todas as pessoas que querem entrar na cidade precisam passar. Assim, ele procura aqueles que têm a marca na alma da violência, e que com isso criaram um monstro.

Entre o surgimento de um novo monstro e a luta contra pessoas que buscam objetivos obscuros para a cidade, eles são atormentados por monstros piores que os reais. Lutar contra tudo isso pode ser mais difícil do que imaginam.

Minha opinião

Quando eu li A melodia feroz o que mais me agradou foi o mundo criado pela Victoria é, com certeza, o modo como os monstros nascem, eles são o resultado de ações de violência. Eu estava muito ansiosa para ver como a autora resolveria esse problema no segundo livro, contudo não há uma resolução total da situação inicial.

Com a nova problemática, outros personagens ganharam destaque, o ambicioso Sloan e a malchai Alice, que nasceu no final de a Melodia Feroz, depois do ato de violência realizado por Kate. Eles têm objetivos grandiosos e audaciosos para a cidade, nada muito correto obviamente, e estão dispostos a fazer o que for preciso para alcançar seus propósitos.

Muitos humanos são monstruosos, e muitos monstros sabem se fazer de humanos.

A narrativa é em terceira pessoa e alterna os pontos de entre Kate e August. Isso é ótimo, pois conseguimos ver o que está acontecendo tanto em veracidade quanto em Prosperidade. Eu tive problemas com Kate no livro anterior, e aqui meus problemas permaneceram, continuo achando ela chata. Apesar de ser uma mulher decida e forte, ela continua tomando decisões por impulso. August continua vivendo de crise existencial, ele resolveu muitas coisas que o atormentavam, mas novas preocupações surgiram, e isso faz com que ele fique o tempo todo pensando nelas. Aqui ele tem uma nova posição e terá que aprender a lidar com novas obrigações.

O Dueto Sombrio não teve o final desejado e esperado por mim, contudo a trama ligando violência ao nascimento de monstros tornou a leitura muito interessante e cheia de questionamentos. A música está presente na duologia de uma forma muito significativa também, e isso deixa a história ainda mais original.

6 comentários

  1. Oi Lê,
    Nunca li nenhum livro da Victoria Schwab, mas gosto muito das premissas de suas obras, pois ela trás enredos diferentes e faz com que o gênero fantasia tenha algumas inovações. Essa duologia apresenta aspectos da realidade, mas dentro de uma representação fictícia, o que faz com que minha curiosidade só cresça para fazer a leitura. Em se tratando de duologias não me lembro de ter lido nenhuma de fantasia (apesar de muitas vezes ter desejado que algumas séries fossem reduzidas a dois livros). Para quem leu o primeiro livro e gostou, não tenho dúvidas de que as expectativas para O Dueto Sombrio sejam bem altas, já que é o final, mas ao que parece precisaria de mais para o encerramento dessa história ou outro direcionamento do que ocorre na trama. Apesar disso ainda quero conferir Monstros da Violência e conhecer a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  2. Várias pessoas amaram o primeiro livro e detestaram esse segundo.
    Eu li o primeiro e amei, mas ainda não li o dueto sombrio.
    Realmente o universo criado por Victoria é maravilhoso!
    Quem sabe esse ano consigo ler ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê
    Ainda não tive oportunidade de ler a duologia, mas vi vários comentários positivos e confesso que gostei desse enredo sombrio apresentado, onde a humanidade precisa lutar para sobreviver e vive com medo. Não esperava que fosse rolar um romance, e claro que isso me empolga, é uma pena o final ter deixado a desejar, mas de fato, nem sempre o que é ideal nos encanta né? Rsrs. Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estou vendo tantos livros com mulheres que lutam com monstros, com dragões... Estou amando isso!
    Pena que ainda não li o primeiro livro mas me interessei bastante. Com certeza essa é uma duologia que eu vou ler em breve.
    Está certo que o final não foi o desejado pra voce mas mesmo assim acho que merece uma chance.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lê!
    Apesar de ter achado interessante os monstros surgirem por causa de atos de violência, confesso que não tenho interesse em ler a duologia Monstros da Violência... Mas que pena que o final não foi aquele que você esperava, isso sem dúvida é bastante frustrante quando acontece.

    ResponderExcluir
  6. Eu tive uma grande decepção com essa autora Por que o primeiro livro me levou aos céus já que a narrativa foi maravilhosa e todos envolvimento dos personagens me agradou bastante mas nesse novo livro eu acho que caiu muito no quesito qualidade e eu super entendo as pessoas que acharam que esse livro foi decepcionante

    ResponderExcluir

Oi pessoa leitora, fico muito feliz com sua visita. Não esqueça de deixar um comentário me contando o que achou do post e do blog!

Dicas e opiniões são sempre bem-vindas!

Obrigada pela visita e volte SEMPRE!!