Autora: Patrícia Baikal
Editora: Edição independente
Ano: 2017
Páginas: 248
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a autora.
Sinopse: Rita, professora universitária, começa a ter visões de uma realidade paralela, como se estivesse o tempo todo mergulhada num aquário. Em casa, no trabalho ou na rua, ela se vê rodeada por seres aquáticos e especialmente pelo "grande peixe", uma criatura fantasmagórica que a persegue, mas que ninguém mais enxerga. Como se não bastasse, sua pele é tomada por escamas aos poucos, de forma dolorida e fantástica. Brânquias surgem em seu corpo, e isso pode significar o início ou o fim de uma jornada.
Sobre o livro
Rita é proprietária de uma loja, a Porcelanas & Cia, e está começando como professora em uma universidade. Ela e o marido acabaram de se mudar para a casa nova que estava sendo construída e fazem planos para o futuro. Tudo parece ocorrer dentro da normalidade, até que no seu primeiro dia de aula algo estranho acontece.
Rita vê “voando”, por cima dos alunos, um gigantesco peixe. Sua primeira reação é não acreditar no que está vendo, mas quando o peixe chega perto dela e ela sente o cheiro que sai da sua boca dele, uma sensação de falta de ar toma conta dela. Além disso, alguns dias depois, ela começa a ver escamas surgindo em seu corpo após um corte em sua mão.
Além de ter que lidar com esses episódios e com sua "nova pele", um triste acontecimento faz com que Rita viaje para o lugar em que cresceu. Assim, ela se vê, de repente, de volta ao seu passado e confrontando segredos da família que serão revelados.
Minha opinião
Depois de ver, no Instagram, muitas resenhas positivas sobre Mulher com Brânquias, eu estava morrendo de vontade de lê-lo. Minhas expectativas estavam muito altas sobre a história e só posso dizer que não me decepcionei com essa leitura.
Com uma escrita muito gostosa e fluída, Patrícia me prendeu à história logo no início da narrativa. A autora vai construindo a problemática principal aos poucos, encaixando as peças lentamente, e assim vamos construindo o significado de toda a trama. A narrativa tem um tom de mistério, que aliado ao toque de realismo mágico, deixou a leitura muito envolvente. Sem falar nas ilustrações, feitas por Fabiana Rezende, que são um charme só e ajudam muito no "mergulho" na história. Há uma explicação sobre as escamas, que foi muito interessante de conhecer, elas servem como proteção.
Durante toda a leitura, o que estava acontecendo com Rita tinha um significado para mim também, e foi isso que mais me chamou atenção. Rita é uma personagem muito real, sua vida e suas preocupações aproximam ela do leitor. Quando o peixe e as escamas começam a parecer, conseguimos ver o impacto que isso tem em seu comportamento, compreendemos essa transformação conforme descobrimos mais sobre ela e sobre sua família.
Há mais de nossas famílias em cada um de nós do que imaginamos.
Eu adoro livros que falam sobre família e o impacto que ela tem na nossa vida. As relações familiares são exploradas aqui de forma muito sublime e delicada. Gostei muito de ver o modo como Rita vê cada um de seus parentes, as memórias que ela guarda de cada um e como isso tem peso em sua vida diária. Voltar a história da origem da família também ajudou muito a entendermos o contexto atual da trama. Um dos pontos mais legais é que Patrícia trabalha aqui o poder do ciclo familiar, o presente como uma repetição de algo que já aconteceu.
Desde a primeira vez que ouvi falar sobre esse livro, eu sabia que ele era uma leitura que eu precisava fazer. Mulher com Brânquias apresenta metáforas que levam o leitor a refletir sobre superar medos e buscar o autoconhecimento. Mais que indicado!
Não conhecia o livro e me interessei! Parece ser um livro lindo, cheio de emoções que são tão reais(apesar de todas as fantasias do livro). Apenas lendo a resenha, deu para perceber como é possível o leitor se identificar com a protagonista, com relação aos seus sentimentos e sua relação com sua família! Também adoro livros que retratem esses relacionamentos! Obs: A capa e as ilustrações também estão maravilhosas!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas preciso dizer que fiquei bem interessada. Primeiro que a capa é linda e o título chama bastante atenção. Acho que o legal é que apesar da história trazer essa magia ela é mesclada com muita realidade, com situações e atitudes que vemos no dia a dia, que vemos na nossa família ou até em famílias próximas. Como você disse, a Rita é aquela personagem real o que faz com que o leitor se sinta próximo dela e isso pra mim é algo muito importante, eu adoro me sentir conectada aos personagens durante a leitura. Além disso existe todo um mistério em torno da história. Fiquei curiosa pra saber como a Rita vai lidar com tudo.
ResponderExcluirFiquei louco para ler esse livro, valeu pela resenha.
ResponderExcluir