Título original: As Tumbas de Atuan
Série: Ciclo de Terramar #2
Autora: Ursula K. Le Guin
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 160
Para saber mais: Skoob
Livro recebido em parceria com a editora.
Sinopse: Quando Tenar é escolhida como suma sacerdotisa, tudo lhe é tirado: casa, família e até o nome. Com apenas 6 anos, ela passa a se chamar Arha e se torna guardiã das tenebrosas Tumbas de Atuan, um lugar sagrado para a obscura seita dos Inominados. Já adolescente, quando está aprendendo os caminhos do labirinto subterrâneo que é seu domínio, ela se depara com Ged, um mago que veio roubar um dos maiores tesouros das Tumbas: o Anel de Erreth-Akbe. Um homem que traz a luz para aquele local de eternas trevas, ele é um herege que não tem direito a misericórdia. Porém, sua magia e sua simplicidade começam a abrir os olhos de Arha para uma realidade que ela nunca fora levada a perceber e agora lhe resta decidir que fim terá seu prisioneiro.
As Tumbas de Atuan é o segundo volume da série Ciclo de Terramar. O primeiro livro, O Feiticeiro de Terramar, original de 1968, foi publicado no Brasil pela editora Arqueiro, em 2016 (resenha aqui). Os próximos três livros da saga, A Praia mais Longínqua, Tehanu, o nome da estrela e O Outro Vento devem ser publicados anualmente pela editora.
Sobre o livro
Tenar nasceu no mesmo dia em que a Suma Sacerdotisa das Tumbas de Atuan morreu. Por isso, segundo a crença de seu povo, ela deve ser a próxima Suma Sacerdotisa do templo dos Inominados. Assim, ao completar cinco anos, ela deixa a sua família para cumprir sua missão. Lá, ela será Arha, terá um guardião, O Manan, e cuidará do Labirinto subterrâneo das Tumbas.
Como Sacerdotisa Única, Arha é a responsável por tudo que acontece nas Tumbas. Esse lugar cheio de mistérios guarda tesouros de toda Terramar, incluindo o anel de Erreth-Akbe. Em uma de suas rondas pelo labirinto, a jovem encontra um mago, ele entrou lá sem permissão para buscar o anel.
Agora, Arha precisa decidir o destino de seu novo prisioneiro, Ged. Mas nem tudo acontece como deveria, pois esse encontro mostra à Suma Sacerdotisa que nem tudo que ela sabe sobre as tumbas, seu povo e os magos é verdade.
Minha opinião
Apesar de ser continuação do primeiro livro, nesse segundo volume, o foco não será em Ged, mas sim em Tenar. O livro é super curto, e, mesmo assim, a autora mostrar boa parte da vida da menina. Vamos acompanhando seu crescimento e seu aprendizados no Lugar das Tumbas de Atuan até chegar num momento decisivo na vida na Suma Sacerdotisa quando Ged vira seu prisioneiro.
Tenar não foi uma protagonista que simpatizei muito. Mesmo com seu amadurecimento durante a narrativa, ela não é carismática. Por ter ido cuidar das Tumbas muito nova, ela não viveu muitas coisas e está praticamente presa a uma rotina, que muitas vezes cansa. Isso deixou-a reclamona e insatisfeita com a sua situação (não tiro a razão dela) e tornou alguns momentos da leitura chatos.
Nesse livro além do mapa de Terramar, há outros dois, O Lugar das Tumbas de Atuam e o do Labirinto das Tumbas de Atuan. No final, encontramos um posfácio, escrito pela autora, no qual ela conta como foi escrever um segundo livro no mesmo universo de Terramar e como foi criar uma personagem feminina.
A autora ousa mais uma vez, agora ao trazer uma protagonista feminina que se impõem perante as situações encontradas por ela, o que não era normal na época em que o livro foi escrito, anos 70. Ursula continua com uma escrita direta, mas com muito detalhes, o que torna a leitura um pouco mais lenta.
Minhas expectativas com esse livro não estavam altas, por isso não fiquei completamente decepcionada. A história não tem grandes cenas de ação, mas traz questionamentos profundos e muito pertinentes sobre religião, rituais e crença. Não estou morrendo de amores por essa série, mas pretendo continuar acompanhando os acontecimentos de Terramar. Acredito que todo fã de fantasia deve conhecer essas aventuras.
Oi Lê tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca me senti atraída por essa série, tentei ler o primeiro livro e acabei desmotivada logo no início, achei as fotos incríveis e demonstram o quanto a edição está linda, é uma ótima pedida para quem curte o gênero.
Beijinhos
Lê, eu não morri de amores pelo primeiro livro, logo não fiquei tão empolgada quando soube desse.
ResponderExcluirE pelo que você falou na resenha acredito que também não morrerei de amores por esse, na verdade só quero ler porque já comecei a série.
Hey, Lê!
ResponderExcluirEu li O Feiticeiro de Terramar e não achei grande coisa. A história foi bem sem graça pra mim.
Quando saiu esse segundo, eu fiquei curiosa e quase comprei, pois achei que a história poderia ter mudado e melhorado.
Que bom que li sua resenha, pois agora sei que, definitivamente, essa trama não é pra mim. Vou abandonar a série sem o menor remorso. rsrsrs
Beijos!
Conheço o livro, mas não me interessei, achei bem adolescente, por isso o desinteresse no momento. A capa também não saiu com a mesma vivacidade de outras capas da editora.
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirparabéns pela resenha, infelizmente não é o meu tipo de leitura mas bem legal a dica e espero poder indicar para alguns amigos que podem gostar bastante
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/
Olá já vi outras postagens sobre o livro confesso que não chamou a atenção mais acredito que para o público mais jovem ele cumpre bem sua proposta, beijos!
ResponderExcluirOlá Lê, apesar da protagonista não ter te conquistado fiquei bem curiosa com o enredo e sem duvida vou querer ler essa série quando tiver chance *-*
ResponderExcluirOi!!
ResponderExcluirEu li o primeiro e não gostei muito da leitura, mas tenho vontade de conferir a continuação para saber o que vai acontecer com o personagem.
Uma pena que a maioria das resenhas que li da continuação não foram muito positivas e isso me deixa um tanto apreensiva.
Beijão!
Olá, tudo bem? Realmente vejo resenhas por ai, e não são positivas com relação ao livro. Como fã de fantasia, com toda certeza quero ler e tenho curiosidade. Porém se não fosse, seria um dos que passaria longe. Com certeza não criarei tantas expectativas sobre ele. Ótima e sincera resenha!
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br
Eu li o primeiro e eu não consegui me envolver tanto. Ai não me meti a ler o segundo também.
ResponderExcluirwww.belapsicose.com